quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DOAÇÃO DOS ALIMENTOS ARRECADADOS PELOS BOLSISTAS NA REVISÃO DO ENEM.
VILA VICENTINA FLORIANO-PIAUÍ

Após a 2ª Revisão Pro-Enem, os alunos bolsistas do PIBID/IFPI Floriano, reuniram-se juntos com o Coordenador Institucional do Projeto Professor Odimógenes Soares e o Coordenador de área Professor Francisco Brito, e fizeram a entrega dos alimentos arrecadados na Vila Vicentina em Floriano.






A Vila Vicentina, é um Projeto idealizado pelo Rotary Club de Floriano, empresa especializada em SERVIÇOS COMUNITÁRIOS E SOCIAIS, o principal objetivo foi a doação de lares para familias idosos que vivem em situações carentes. A equipe do PIBID foi bem recebida pelos moradores da Vila, que se sentiram gratificados pelas doações, já que sua principal fonte de renda é a aposentadoria, e ao mesmo tempo, outros projetos e organizações sociais dentro da cidade fazem doações para a Vila, fazendo com que a população também se conscientize em ajudar.
2ª Revisão Pro-Enem PIBID/IFPI Floriano-Piauí



Realizada pelos alunos de Biologia, Bolsistas do Pibid-IFPI Floriano, a 2ª Revisão do Pro-Enem foi realizada entre os dias 29 de Outubro a 01 de Novembro na quadra da Escola Fauzer Bucar em Floriano - Pi, destinada aos alunos do 3º ano do ensino médio das Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva e Fauzer Bucar. Foram ofertadas vagas para alunos do 2º ano do ensino médio que optaram por fazer o exame por experiência(treneiro). A 2ª Revisão Pro-Enem, contou com a diposição dos professores do IFPI, onde mais uma vez colaboraram com o PIBID, lecionando as disciplinas de ensino médio cobradas no exame do enem. Entre os professores que colaboraram, esteve presente lecionando, o nosso Coordenador do PIBID IFPI-Floriano, Professor de Biologia Francisco Pereira Brito. A 2ª Revisão foi realizada no turno da noite das 18 horas às 22 horas, no ato da inscrição, o aluno que participava,contribuia com 1kg de alimento não perecível que foi doado pelos alunos bolsistas do PIBID a uma Instituição de caridade na cidade de Floriano-Pi.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012





 PRÁTICA - MONTAGEM DE UM MODELO DE DNA

Dentro do cronograma de atividades efetuadas pelo PIBID, a equipe do PIBID/ENOCS - 2, na Supervisão da Professora de Biologia Gracianny Félix, realizaram a construção de um DNA juntamente com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva, atividade referente ao mês de Setembro. Para a construção do DNA produzido em sala de aula, foram necessários os seguintes materiais:
• 42 caixas de fósforos vazias, sendo 28 para a formação das bases nitrogenadas e das desoxirriboses, enquanto as outras 14 fornecerão suas partes internas (extras) para unirem as bases nitrogenadas entre si;
• 1 arame com aproximadamente 70 cm de comprimento e com espessura semelhante a de um espeto de bambu para churrasco ou 2 raios de bicicleta soldados por uma das extremidades, para formar o eixo da molécula de DNA;
• 1 pedaço de madeira de 10 cm x 12 cm x 2 cm, para servir de base para o eixo da molécula de DNA;
• 5 folhas de papel ofício ou similar, com as cores verde, vermelha, amarela, azul e uma outra de cor diferente da folha de cartulina para forrarem as caixas de fósforos ou 6 canetas pilot de mesmas cores, neste caso, para colorí-las;
• Cola;
• Alfinetes.
A proposta da montagem de um modelo de DNA, consiste na utilização de produtos de fácil aquisição, inclusive, alguns deles podem se substituídos por outros, caso haja alguma sugestão ou mesmo por serem, no momento, de mais fácil aquisição.
Foram feitas montagens das Bases nitrogenadas forrando ou colorindo as partes externas com cores diferentes: Adenina em Verde; Timina em vermelho, Guanina em amarelo e Citosina em azul;
O objetivo foi montar o modelo de um giro completo da dupla hélice do DNA, depois da realização desta atividade, foi feito uma exposição, para melhor entendimento do alunado.