quinta-feira, 7 de julho de 2011

PIBID NO IFPI CAMPUS FLORIANO...


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) surge com objetivo de antecipar o vínculo dos acadêmicos das licenciaturas e as salas de aula da rede pública, realizando a articulação entre a formação superior, os sistemas de ensino estadual e municipal e as escolas para a melhoria do ensino, tendo como um dos focos de atuação fomentar a carreira de magistério com maior demanda de docentes na formação específica: Ciências e Matemática (BRASIL, 2011).

Em 2009, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) obteve aprovação de um Projeto Institucional do PIBID no Edital Nº 02/2009 – CAPES/DEB, com o título IFPI/ PIBID – Formando Professores para a Educação Científica e Tecnológica na Educação Básica, composto de seis subprojetos, sendo quatro do Campus Teresina Central (Matemática, Biologia, Química, Física), um do Campus Parnaíba (Física) e outro do Campus Floriano (Matemática). Dessa forma, as ações do PIBID foram centralizadas em três cidades, com maior concentração na capital Teresina.

Em 2011, o IFPI foi agraciado em mais bolsas do programa, sendo estas distribuídas nos campi de Angical, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri e Uruçuí. No campus de Floriano foram distribuídas 15 vagas entre os acadêmicos do curso de Biologia: 4 vagas para alunos do 1º módulo, 5 para o 3º módulo, 4 vagas para o 5º módulo e 2 para o módulo 7º.

Os acadêmicos que foram aprovados no teste para atuarem no subprojeto de Biologia desde campus foram:
MÓDULO I
Ana Karoline da Silva Sousa
Nayron Delmondes Sousa
Rutielle dos Santos e Silva
Aline Sirqueira Fortes
MÓDULO III
Ronilson Ferreira do Monte
Júlia Fernanda Oliveira Emídio Souza
Vanessa Dayane da Costa Barbosa
Jeisy Maiara Ferreira Mendes
Monalize Abreu Silva
MÓDULO V
Larissa Barros Azevedo
Savanna Brito Marques de Sousa
Tainá Azevedo Reis
4
Eduardo de Moraes e Sousa
MÓDULO VII
Ryanne Wenecha da Silva Gomes
Ilma Pereira Neto

Estes estudantes trabalharão em equipes de no máximo dez alunos, distribuídos nas escolas conveniadas, acompanhados do coordenador de área e de um professor supervisor e atenderão alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Em Floriano as instituições de ensinos selecionadas para a implantação do PIBID foram as escolas do estado Normal Osvaldo da Costa e Silva e Centro de Ensino Médio de Jornada Ampliada Fauzer Bucar. Os 15 (quinze) acadêmicos selecionados para o programa foram subdivididos em dois grupos, onde 8 alunos (Ronilson F. do Monte, Eduardo Sousa, Nayron Delmondes, Ana Karoline, Vanessa Dayane, Júlia Fernanda, Tainá Reis, Ryanne Wenecha) atuarão na Escola Normal da Costa e Silva sob a orientação do professor coordenador Eudésio de Sousa Sá e os outros 7 discentes (Aline S. Fortes, Savanna Marques, Monalize Abreu, Rutielle dos Santos, Larissa Barros, Ilma Pereira, Jeisy Maiara) trabalharão na escola Centro de Ensino Médio de Jornada Ampliada Fauzer Bucar sob a supervisão da professora orientadora Milena Maria do Nascimento Silva.

Visitas ao CEMJA

Visita ao ENOCS





















Desta forma, será possível desenvolver ações formativas e educativas com o maior número de supervisores, bolsistas e alunos, favorecendo os projetos pedagógicos das escolas e os programas curriculares, contribuindo para a elevação dos indicativos de avaliação das escolas, demonstrados através de avaliações da aprendizagem e exames nacionais, como o IDEB e o ENEM.
 POSTADO POR: Ronilson DuMont (ronilsondumont@hotmail.com) e Aline Sirqueira Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário